AS TRAPALHADAS DA EQUIPE FERRARISob a égide do francês Jean Todt e depois do Sr. Stefani Domenicali a Ferrari demonstrou uma série de atitudes que revelam claramente o quanto o próprio Todt visou sempre e unicamente tirar o máximo de proveito. E em alguns casos a conduta levou a reuniões do conselho por questões de conduta.
Os mais graves:
26 de outubro de 1997 - Schumacher provoca colisão com Villeneuve na decisão do mundial e é apoiado por Todt, que insiste que aquilo não passou de um incidente de corrida. Não foi o que o conselho disciplinar da FIA viu, Schumi acabou banido do resultado do mundial;
22 de outubro de 1999 - O escândalo dos defletores fora das medidas estabelecidas no regulamento, o que o Ross Brawn até concedeu como fato perante a mídia.
26 de junho de 2002 - demonstração grotesca de jogo de equipe (proibido) no GP da Áustria privando o Rubinho da vitória merecida. Alguém duvida o quanto aquilo prejudicou a imagem da Fórmula 1?
15 de março de 2005 - A Sauber flagra a Ferrari em um teste em Fiorano enquanto havia acordo formal entre todas as equipes de não efetuar testes na semana de um GP. Todt simplesment dclara que não há mais acordo;
19 de junho de 2005 - Após uma série de acidentes e dúvidas de segurança sobre os pneus Michelin a Ferrari se recusa a concordar com uma mudança de trajeto para viabilizar o GP dos EUA que em seguida virou uma farsa na ausência de todas as equipes fornecidas pela Michelin;
26 de março de 2006 - Após as imagens de TV denunciaram o uso de uma asa dianteira flexível (proibida por regulamento) nos dois primeiros GPs da temporada e com isto ganhando no calor de Bahrein e da Malásia uma vantagem considerável, a Ferrari aparece com uma asa dianteira modificada em Melbourne escapando possíveis sanções da FIA que, aliás, nunca investigou o ocorrido devidamente.
27 de maio de 2006 - O funcionário mais ilustre e bem pago da Ferrari “estaciona” a sua F2006 na Rascasse nos últimos minutos da classificação na tentativa de conservar a pole e prejudicar os concorrentes.
27 de Maio de 2008 - Apesar de largar na frente no GP de Mônaco, Massa teve problemas com erro de estratégia da Ferrari pois ela apostava em uma mudança do tempo durante a prova (previa a volta da chuva), escolheu pneus com base nesta estratégia e tirou o piloto da briga pela vitória, terminando em terceiro.
08 de Junho de 2008 - Depois de um erro de estratégia em Mônaco, a Ferrari complicou novamente a corrida do brasileiro Felipe Massa no GP do Canadá 2008, quando foi tirado da disputa pela vitória, mas por um erro da equipe, que o obrigou a fazer 3 paradas. acabando na quinta posição.
06 de Julho de 2008 - O brasileiro voltou a sofrer no GP da Inglaterra, quando os mecânicos erraram em sua parada no treino oficial, Massa não pôde fazer a volta e largou em oitavo. Porém, na prova, foi o brasileiro quem se atrapalhou todo, cansou de rodar sozinho na pista molhada e terminou na 13ª colocação.
03 de Agosto de 2008 - Mas o golpe mais duro viria duas provas depois, na Hungria. O piloto liderava com folga no circuito de Hungaroring, mas viu o motor da Ferrari ter um problema na antepenúltima volta, teve de abandonar a prova e chegou a chorar nos boxes.
28 de Setembro de 2008 - Pitstop desastroso que mudou a configuração da corrida e do campeonato. O brasileiro recebeu a luz verde para sair, mas a mangueira de combustível ainda estava conectada ao carro, que a arrastou pelo pitlane e ainda derrubou mecânicos antes de Massa parar e aguardar ajuda. Depois de os mecânicos tirarem a mangueira com dificuldade, Massa voltou à prova entre os últimos colocados. Pela saída acidentada, o brasileiro ainda levou uma punição e teve de passar pelos boxes.
Vídeo:
http://br.youtube.com/watch?v=kREbxrBGv1E&feature=related http://br.youtube.com/watch?v=LtPdGOeUZvU&feature=relatedFonte:
http://gpinsider.wordpress.com/2007/07/28/revelacoes-do-poco-das-cobras/http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas/2008/09/28/ult4361u1874.jhtm